Menu

Pronatec voluntario

0 Comment

Pronatec Voluntário

Jovens e trabalhadores que precisam ampliar suas chances no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes precisam conhecer o PRONATEC. Através desse programa, é possível realizar cursos gratuitos nas mais diversas modalidades. Quer saber tudo sobre o Pronatec Voluntário? Continue conosco!

pronatec voluntario

Pronatec O que é

PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A iniciativa, criada em 2011 pelo governo federal, tem como principal objetivo democratizar e expandir a oferta de cursos voltados a educação tecnológica e profissional.

Desse modo, o PRONATEC amplia as oportunidades educacionais e profissionais de todos aqueles que realizarem um curso através do programa.

Todos os cursos do PRONATEC são financiados pelo governo federal e ofertados de forma totalmente gratuita pelas mais diversas instituições:
Rede federal de educação científica, tecnológica e profissional;
Rede estadual, municipal e distrital de educação tecnológica e profissional;
Instituições pertencentes ao Sistema S: SENAT, SENAI, SENAR e SENAC;
Instituições privadas habilitadas pelo MEC.

Entre 2011 e 2014, mais de 8 milhões de matrículas foram realizadas por meio do PRONATEC. Se você estava esperando por uma oportunidade de estudar gratuitamente, não pode deixar de conhecer o Pronatec DF.

pronatec voluntário

PRONATEC DF: PÚBLICO PRIORITÁRIO

O PRONATEC possui um público prioritário de acesso ao programa. Isso garante que aqueles que realmente não tem condições de pagar por um curso possam conseguir uma bolsa do PRONATEC DF.

Tem prioridade no programa:
Os estudantes da rede pública que estão cursando o Ensino Médio;
Os trabalhadores;
Os beneficiários de programas de transferência de renda (como o Bolsa Família);
Os estudantes que cursaram o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou mesmo em instituições privadas com bolsas integrais.

TIPOS DE CURSOS

Atualmente, são oferecidos três tipos de curso pelo Pronatec. São eles:
Cursos técnicos com duração mínima de 1 ano voltados a estudantes que já concluíram o Ensino Médio;
Cursos técnicos com duração mínima de 1 ano voltados a estudantes que ainda estão matriculados no Ensino Médio;
Cursos de qualificação profissional ou formação inicial e continuada com duração mínima de 2 meses voltados a trabalhadores, estudantes que estão cursando o Ensino Médio e beneficiários de programas de transferência de renda.

sisu

CURSOS

Como dissemos, os cursos do Pronatec são financiados pelo governo federal e oferecidos por diversas instituições. Assim, há muitas opções de curso para você escolher.

Você pode pesquisar os cursos disponíveis no site do Pronatec. Veja como:

Acesse esse endereço;
Preencha os critérios da busca de acordo com sua localização e suas necessidades;
Clique em “Pesquisar” para ver o resultado.

Se não houver nenhum curso disponível que atenda aos critérios de sua busca, você pode cadastrar-se para receber uma notificação assim que surgirem novas vagas.

PRONATEC DF: INSCRIÇÕES

Como os cursos são ofertados por diversas instituições, não existe um sistema unificado para realizar as inscrições.

Assim, você deve procurar diretamente a instituição que oferece o curso de seu interesse e informar-se sobre como realizar sua inscrição. Certifique-se de conferir no site do PRONATEC se o curso está disponível antes de ir até a instituição para que você não perca a viagem.

Técnico em Metalurgia no PRONATEC

Um dos setores que mais crescem no país é a indústria. Com a oferta de milhares de vagas, muitas pessoas acabam conseguindo uma oportunidade de trabalho, mas para isso é importantíssimo estar bem qualificado. Um dos cursos que fazem muito sucesso é o curso Técnico em Metalurgia no PRONATEC. Para fazer esse curso gratuitamente em diversas instituições de ensino é necessário cumprir algumas etapas e preencher alguns requisitos. Hoje vamos te dar todas as dicas para você fazer o curso Técnico em Metalurgia no Pronatec Voluntário. Continue conosco!

Muitas pessoas não sabem, mas o PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Através dele, milhares de pessoas foram capacitadas e qualificadas para atuar nos mais diversos setores do mercado de trabalho. Mais informações sobre oportunidades no PRONATEC SENAI.

O PRONATEC foi criado em 2011 em parceria com o governo federal. Seus principais objetivos são democratizar a oferta de vagas no ensino profissional e tecnológico, além de contribuir para a melhora constante do ensino público.

Os cursos são financiados pelo governo federal e ofertados em Instituições Federais de ensino tecnológico, profissional e científico. Instituições do Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR E SENAT) e algumas Instituições privadas devidamente habilitadas pelo Ministério Público também oferecem os mais variados cursos.

Tecnico Metalúrgica pronatec

Quem pode se inscrever?

A inscrição para concorrer a uma vaga no curso Técnico em Metalurgia no Pronatec Voluntário pode ser realizada por qualquer pessoa que esteja cursando o Ensino Médio em escola pública ou que já tenha concluído.

Pessoas que estejam empregadas ou desempregadas também podem fazer a inscrição, assim como todas aquelas que estejam recebendo algum benefício do governo.

Lembre-se: é necessário verificar todos os requisitos exigidos pelas instituições antes de efetuar a sua inscrição.

Como fazer a Inscrição?

Você pode realizar a sua inscrição diretamente no site da instituição de ensino que deseja estudar ou diretamente no site do PRONATEC.

No site do PRONATEC, o procedimento é bem simples, já que o site é bastante intuitivo e fácil de navegar. Você escolhe o curso desejado, assim como a cidade que oferece o curso e a escolaridade, e pronto! Os resultados serão exibidos e é só você escolher.

Todas as informações sobre o curso aparecerão na tela como turmas disponíveis e instituições que oferecem o curso desejado. Neste momento, o candidato escolhe o curso de Técnico em Metalurgia, informa o CPF, data de nascimento, e-mail, telefone para contato, novamente a escolaridade e algumas outras informações.

Passando essa etapa, será feita a avaliação das informações prestadas pelo candidato. Após a aprovação, ele será informado e orientado a comparecer na instituição de ensino escolhida para realizar a matrícula no curso Técnico em Metalurgia no Pronatec Voluntário.

Qual a área de atuação?

São diversas opções de atuação para quem se forma Técnico em Metalurgia: indústrias de metalurgia, siderúrgicas, navios, automóveis, construtoras e empresas que são especializadas em controle de qualidade.

Durante o curso de Técnico em Metalurgia no PRONATEC, o aluno aprende a manusear e lidar com diversos materiais de fundição, fazendo diferentes processos de soldagens, serralheria e ferraria.

O profissional sai apto a fazer medições, testes e ensaios de produtos, além de vários processos com metais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *