Menu

SISUTEC

0 Comment

Sisutec

Fazer um curso técnico profissionalizante e garantir uma vaga no mercado de trabalho é o desejo de muitos trabalhadores. Por isso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), um sistema informatizado que oferta vagas em cursos técnicos gratuitos. Instituições públicas e privadas de ensino superior, de educação profissional e tecnológica de todo o país participam do sistema, que pretende facilitar a entrada de jovens e adultos no ensino técnico, levando uma oportunidade crescimento profissional para muitas pessoas.

sisutec

Inscrições no Sisutec

As inscrições para o Sisutec são feitas, exclusivamente pela internet, no site do sistema, pelo link http://sisutec.mec.gov.br/inicial. O cadastro para as vagas acontece somente uma vez ao ano, mas são feitas duas chamadas consecutivas. Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter obtido nota maior do que zero na redação. A nota do exame funciona como critério de avaliação e de classificação e podem se inscrever no sistema, alunos que cursaram o ensino médio na rede pública e alunos bolsistas integrais de escolas privadas.

Geralmente, as inscrições são realizadas entre os dias 17 a 21 de março, com o resultado da primeira convocação no dia 25 de março e a matrícula entre os dias 26 a 28 de março. A segunda chamada é realizada no dia 1° de abril e a convocação para as vagas remanescentes entre os dias 07 a 13 de abril, com as aulas iniciando no dia 14 do mesmo mês. Essas datas ainda serão confirmadas, por isso os candidatos devem ficar atentos à divulgação do cronograma no site do Sisutec.

Notas de corte no Sisutec

Algumas instituições adotam notas de corte para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição.

Ao se inscrever no site do Sisutec, com o número de inscrição e senha do Enem, o candidato pode participar da seleção em dois cursos. Caso seja escolhido em sua primeira opção, o mesmo não será chamado na segunda. E não sendo chamado na primeira, pode ser chamado na segunda opção. Durante o período de inscrição, o candidato pode mudar suas opções de cursos escolhidos, mas terminando as inscrições, as alterações são encerradas.

É importante lembrar que se no momento da inscrição o candidato não tiver a senha do Enem, ele pode recuperá-la no site oficial do Enem. Após a inscrição, o resultado pode ser visualizado no boletim do estudante e nas entidades participantes. Sendo selecionado, o candidato deve se informar na instituição de ensino escolhida, os procedimentos e documentos para a matrícula. O prazo de matrícula estará no comprovante de inscrição dos estudantes na página oficial do Sisutec.

inscrições sisutec

Sisutec ENEM

O cronograma do processo seletivo do Sisutec ainda não foi confirmado, mas isso deve acontecer após a divulgação das notas do Enem. As instituições que oferecem vagas pelo Sisutec são escolas técnicas vinculadas às universidade federais, ás redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), às universidades privadas e às escolas técnicas privadas e públicas. Ao todo, são 117 cursos diferentes em mais de 550 instituições espalhadas por todo o Brasil.

São ofertadas turmas nas áreas de saúde, estética, meio ambiente, tecnologia, eletrônica, administração, comunicação, moda, gastronomia, hotelaria, lazer e turismo. Há vagas no mercado para profissionais técnicos qualificados em muitos setores diferentes. Por isso, não perca a oportunidade e acompanhe mais informações, como as turmas disponíveis e as datas para as inscrições no Sisutec, pelo site oficial do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *